terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Exposição Coletiva Coletivos



A ação coletiva entre artistas e instituições é o grande mote do projeto expositivo “Coletiva Coletivo – Mostra de Gravuras”, realizado em parceria entre o Sistema Integrado de Museus, através do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas; a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, através da Galeria Theodoro Braga; e o Atelier do Porto, reunindo trabalhos de mais de trinta gravadores contemporâneos de Belém e de São Paulo.


A primeira exposição desse circuito, que tem em vista ocupar diversos espaços de Belém, terá início nesta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, no Espaço Cultural Casa das Onze janelas, a partir das 19 h, como parte do projeto dessa instituição denominado EntreConversas, que pretende promover diálogos entre acervos e espaços institucionais.


Alguns dos artistas que participam dessa etapa do projeto são: Fabricio Lopez, Fabiola Notari, Augusto Sampaio, Márcia Campos dos Santos, Anderson Rei, Ana Calzavara, Marina Faria, Otavio Zani Teixeira, Cleiri Cardoso, Ulysse Bôscolo, Samuel Ornelas, Pedro Pessoa, Bruno Oliveira, Eduardo Ver, Rafael Kenji, Mauricio Parra, Danielle Noronha, Antonio Goper, Elisete Alvarenga, Paula De Podestá, Marina Faria, Armando Sobral, Elaine Arruda, Pablo Muffarej, Véronique Isabelle, Jocatos, Hugo Bergeron, Chantal Harvey, Dan Brault, Giorgia Volpe e Amélie-Laurence Fortin, além de obras do acervo do Sistema Integrado de Museus.


As próximas exposições que integram o circuito Coletiva Coletivos ocorrerão no Atelier do Porto (abertura no dia 25/02) e na galeria Theodoro Braga (abertura no dia 22/03), além de constar na programação diversas palestras e ações urbanas ao longo dos meses de fevereiro e março sobre temas como a técnica da gravura, o diálogo entre instituições e as ações coletivas entre artistas.


A parceria reflete a posição madura de artistas, curadores e gestores em compreender que instâncias de natureza pública e movimentos independentes podem atuar lado a lado.


Coletiva/Coletivos surpreende pela beleza e diversidade, além de proporcionar um quadro vivo e dinâmico do movimento da gravura, hoje, no Brasil.
Não deixem de ir!


Serviço:


Mostra Coletiva Coletivos


Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Praça Dom Frei Caetano Brandão s/ nº, Cidade Velha- Belém/PA.


Abertura: 15 de fevereiro, às 19.


A exposição ficará em cartaz até dia 18 de março, de terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados das 09 às 13h


Informações: (91) 40098825/40098823/40098821. E-mail: onzejanelas@gmail.com

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

100 menos 10

Semana de Arte Moderna de 22 é tema da Mostra 100 menos 10

Noventa anos se passaram desde que um grupo de artistas decidiu mostrar as inquietações de sua época, o que ficou na história como a “Semana de Arte Moderna de 22”. Anita Malfatti e Di Cavalcanti, pintura, Victor Brecherett, escultura, literatura dos irmãos Mário e Oswald de Andrade, arquitetura de Antonio Garcia Moya e música de Heitor Villa-Lobos são alguns dos nomes mais destacados. Curiosamente, a fotografia, já muito usada na época, foi deixada de lado. E é ela que vem agora fazer uma releitura contemporânea do Movimento Modernista.
De 13 de fevereiro até 16 de março na Galeria Theodoro Braga da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, em Belém-PA, 13 fotógrafos (Alan Soares, Alberto Bitar, Elza Lima, Emídio Contente, Fatinha Silva, Flavya Mutran, Ionaldo Rodrigues, Luciana Magno, Michel Pinho, Miguel Chikaoka, Luiza Cavalcante, Pedro Cunha, Walda Marques) e 01 artista visual que utiliza a fotografia (Roberta Carvalho), prometem “recontar” essa história, cada um interpretando uma obra modernista.


“100menos10” trás uma visão paraense dos 90 anos da semana que abalou as bases das artes no país. Segundo o curador e idealizador do da exposição, o também fotógrafo Guy Veloso (recentemente curador da pasta de Fotografia Contemporânea Brasileira junto com Rosely Nakagawa na XXIII Bienal Europalia na Bélgica), “mais que um deslumbre nostálgico, queremos desde já levantar questões, trocar estática pela estética. Pensar o que estes 10 anos até o centenário nos reserva”.

Além dos que estiveram presentes em 1922, foram “convidados” à festa Tarcila do Amaral e o paraense Ismael Nery (ambos à época na Europa), tão como um contemporâneo, o ator e diretor Zé Celso Martinez, que até hoje prega os ideais antropofágicos em suas peças. A coletiva contará também com a intervenção da artista Drika Chagas que fará em grafite estilização de desenhos arqueológicos Amazônicos. Um paralelo interessante, já que Roberta Carvalho utilizará simultaneamente técnicas high-tech de projeção digital.

* Visitação gratuita.

Texto/Assessoria de Imprensa: Deborah Cabral – debbrabelo@gmail.com

PALESTRAS
. “Semana de 22: Tradição e Modernidade” por Ernani Chaves em 16/02, das 18h30 às 21h.
. “Diálogo com a ausência: a fotografia e a semana de arte moderna”, por Michel Pinho em 16/03, 18h30 às 21h.

HORÁRIOS DE VISITAÇÃO ESTENDIDOS
Uma curiosa inovação trazida pelo curador, as “Sessões Coruja”, nos dias 02 e 09/03, quando a visitação se estenderá até 21h
Sim. É permitido fotografar dentro da galeria durante esta exposição.

SERVIÇO
Abertura: 13 de fevereiro, 19h – (segunda-feira)

A Visitação se estenderá até o dia 30/03, de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 h.
Local: Galeria Theodoro Braga- CENTUR
Av. Gentil Bittencourt, 650, subsolo – Nazaré. Belém-PA.
De 14.02 a16.03.2012, de segunda a sexta-feira, de 09 às 17h30

Twitter: @100menos10
Site: www.100menos10.com.br