quinta-feira, 28 de junho de 2012

Nota de agradecimento ao público do ciclo de mesas-redondas da exposição "Galeria Theodoro Braga - 35 Anos"

Agradecemos a todas as pessoas que participaram da programação paralela à exposição"Galeria Theodoro Braga - 35 Anos", contribuindo, questionando, problematizando e apontando caminhos... Foi um evento que serviu seguramente para avaliarmos e percebermos muita coisa.
Agora, é estabelecer e traçar novas metas, buscar critérios mais nítidos; apontar a novos caminhos, mais definidos, e errar cada vez menos, no sentido de dar mais e mais visibilidade a esse espaço, tão amado, e tão importante para as artes visuais de Belém e do Estado do Pará.
Pedimos, e sempre esperamos contar, com a contribuição e colaboração de todos: Educadores, estudantes, pesquisadores, gestores, artistas e público em geral.
Foi um ciclo de discussões e trocas marcado pela reflexão e por busca de soluções. Agora, é lutar para concretizar o que ainda é plano e projeto.

Um forte abraço a todos!

João Cirilo
Gerente da Galeria Theodoro Braga

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Memória e futuro da Galeria Theodoro Braga são temas de mesa-redonda nos dias 26 e 28 de junho



Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 25/06/2012 às 18:42

O passado, presente e futuro da Galeria Theodoro Braga, um dos principais espaços para as artes plásticas paraenses, será o tema das duas últimas mesas redondas da programação de 35 anos da galeria. Os debates ocorrem terça (26) e quinta-feira (28), às 19h, como programação paralela à exposição “Galeria Theodoro Braga – 35 anos”, no próprio espaço, que fica no subsolo do Centur. A entrada é franca.

A primeira palestra, do dia 26 de junho, aborda o tema “Galeria Theodoro Braga - 35 anos: História e Memória” e enfoca em diversos assuntos relacionados à história do espaço, criado na década de 1970, no Theatro da Paz, onde funcionou até o ano de 1985. Com a inauguração do prédio do Centur, a galeria foi transferida para o complexo cultural. A primeira exposição que o espaço recebeu foi uma individual de Leônidas Monte, em junho de 1986.

 Os palestrantes serão o artista plástico, professor de artes da Universidade da Amazônia (Unama) e gerente da Galeria Graça Landeira, Emanuel Franco; a gerente da Gerência de Linguagem Corporal da Fundação Tancredo Neves, Fafá Pinheiro; o diretor do Museu Histórico do Estado do Pará, Sérgio Mello; e o artista plástico e curador do Museu de Arte de Belém (Mabe) Tadeu Lobato.

Segundo Emanuel Franco, o encontro será uma amostra do que os palestrantes viveram em suas respectivas épocas na galeria, já que todos têm históricos ligados ao espaço. A palestra também abordará ‘’a importância da galeria no panorama das artes plásticas do Estado’’, afirma.

A última mesa redonda da programação, chamada “Artista x curador x instituição’’, terá como participantes o professor de artes e fotógrafo Orlando Maneschy; a mestre em artes Eliane Moura; e o mestre em artes João Cirilo, que também é o gerente da Galeria Theodoro Braga. Segundo ele, a mesa do dia 28 terá um caráter mais atual, com enfoque na missão da galeria, o que ela é hoje e as expectativas para o futuro.

“O debate abordará a galeria como espaço para produção de artistas contemporâneos, como a instituição seleciona os projetos e como funciona o edital de pautas”, antecipa. Para a última palestra, a Fundação Tancredo Neves convida toda a classe artística para um diálogo aberto sobre as novas propostas e ações previstas para a Galeria Theodoro Braga.

Texto:
Hélio Granado - FCPTN
Fone: (91) 3202 - 4391  / (91) 8241-9421
Email:  heliogranado08@gmail.com

Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves
Avenida Gentil Bittencourt, 650. Belém-PA. CEP: 66035-340
Fone: (91) 3202-4350/4349
Site: www.fcptn.pa.gov.br Email: presidencia@fcptn.pa.gov.br

sábado, 16 de junho de 2012

Theodoro Braga é tema de mesa-redonda na programação da mostra “Galeria Theodoro Braga 35 anos”




A Galeria Theodoro Braga apresentará na próxima quarta-feira, dia 20 de junho, às 19h, a mesa-redonda “Vida e Obra de Theodoro Braga” com a participação dos Professores Aldrin Figueiredo e Edilson Coelho, como parte da programação paralela da exposição “Galeria Theodoro Braga – 35 Anos” e em comemoração aos 140 anos de nascimento do artista Theodoro Braga (1872-1953). A exposição é uma parceria entre a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (FCPTN) e o Museu da Imagem e do Som (MIS).  

Pintor, chargista, educador, historiador, geógrafo e advogado, Theodoro José da Silva Braga foi aluno da Escola Nacional de Belas Artes (ENBA) na década final do século XIX, tendo conquistado, em 1899, o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro, oferecido pela instituição aos seus alunos regularmente inscritos. Passou a maior parte de sua estadia europeia em Paris, onde foi aluno, na Academia Julian, de Jean-Paul Laurens, vinculação que se evidencia no perene interesse de Theodoro pela pintura de temas históricos e literários. É autor da famosa obra “A Fundação da Cidade de Belém”, integrante do acervo do Museu de Arte de Belém. A mesa abordará diferentes aspectos da vida e da obra desse paraense que sempre levou consigo a valorização de elementos amazônicos em seu trabalho. 

Ao final do ciclo de mesas-redondas serão emitidos certificados às pessoas que participarem da programação. A exposição “Galeria Theodoro Braga 35 Anos” segue em cartaz até o dia 27 de julho, de segunda a sexta, das 9:30h às 19:30h, e aos sábados e domingos (durante o mês de junho) das 17h  às 21h, com entrada franca. 

A Galeria Theodoro Braga está localizada no subsolo da Fundação Cultural do Pará – Centur.  Avenida Gentil Bittencourt, 650, entre Quintino e Rui Barbosa. Contatos: 32024313 | galeriatheodorobraga@gmail.com
 Participe!

Confira a programação completa:
Dia 20/06, 19h: “Theodoro Braga – Vida e Obra”, com o Prof. Dr. Aldrin Figueiredo e Prof. Dr. Edilson Coelho.
Dia 26/06, 19h: “Galeria Theodoro Braga - 35 anos: História e Memória”, com Emanuel Franco, Fafá Pinheiro, Sérgio Mello e Tadeu Lobato.
Dia 28/06, 19h: “Curadoria x Artista X instituição”, com Orlando Maneschy, Eliane Moura e João Cirilo.

Sobre os participantes:

Edilson Coelho é graduado em Educação Artística (Artes Plásticas) pela Universidade Federal do Pará (1980); especialista em Arte e Educação pela Universidade Federal do Pará (1995), com monografia sobre Arte e Desenho Infantil; Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), com dissertação sobre o Ver-o-Peso como espaço poético e cultural na produção do fenômeno na pintura moderna em Belém do Pará; e doutor em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), com tese sobre a construção do nacionalismo na obra do pintor paraense Theodoro Braga. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará.

Aldrin Figueiredo é Graduado em História (UFPA, 1989), especialista em Antropologia Social (UFPA, 1993), e mestre e doutor em História (UNICAMP, 1996, 2001). Desde 1991 é professor da Faculdade de História da UFPA. Sua área de interesse procura conexões entre a história cultural, as artes visuais e o ensaio crítico. Atualmente vem se dedicando ao estudo das artes plásticas e literárias na Amazônia nos séculos XIX e XX, Patrimônio histórico, memória e acervos da imigração estrangeira na Amazônia, diáspora cultural africana na Amazônia e a história social da intelectualidade amazônica (séculos XVIII-XX). Coordena o Grupo de Pesquisa em História Social da Arte (UFPA/CNPq) e atualmente é professor dos programas de pós-graduação em História Social da Amazônia e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará.


SERVIÇO:
Exposição “Galeria Theodoro Braga – 35 Anos”
Em exibição até o dia 27 de julho. De segunda a sexta-feira, das 9:30h às 19:30h. Sábados e domingos, do mês de junho, das 17h às 21h. Entrada franca

Programação paralela:
Mesa-redonda “Theodoro Braga – Vida e Obra”, com Prof. Dr. Aldrin Figueiredo e Prof. Dr. Edilson Coelho.
Data: 20 de junho de 2012, às 19 horas.
Local: Galeria theodoro Braga, subsolo da Fundação Cultural do Pará – Centur.  
Avenida Gentil Bittencourt, 650, entre Quintino e Rui Barbosa.
Informações: (91) 32024313 | galeriatheodorobraga@gmail.com

Ciclo de mesa-redonda Galeria Theodoro Braga 35 anos começa hoje




Inicia nesta quinta-feira, dia 14 de junho, às 19h, a programação paralela da exposição “Galeria Theodoro Braga – 35 Anos” com a mesa-redonda “A Galeria Theodoro Braga e a Arte Contemporânea Paraense”, que contará com a participação do Prof. Ms. Ilton Ribeiro e do artista visual Armando Queiroz, atual diretor do Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição parceira nas comemorações em torno do aniversário da Galeria Theodoro Braga e dos 140 anos do artista Theodoro Braga (1872-1953).
O objetivo da mesa é debater acerca do papel da Galeria Theodoro Braga para o cenário das artes visuais no Pará; analisar aspectos de sua história, suas contribuições para as artes locais e rememorar exposições de destaque, realizadas nesse período de 35 anos de criação da Galeria, desde sua inauguração no Theatro da paz em 1977 até o período de seu funcionamento no prédio da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, desde junho de 1986.
Serão oferecidos certificados às pessoas que participarem de todas as quatro mesas-redondas da programação. A exposição “Galeria Theodoro Braga 35 Anos”segue em cartaz até o dia 27 de julho, de segunda a sexta, das 9:30h às 19:30h, sábados e domingos (durante o mês de junho) das 17h  às 21h, com entrada franca, na Galeria Theodoro Braga que está localizada no subsolo da Fundação Cultural do Pará – Centur.  Avenida Gentil Bittencourt, 650, entre Quintino e Rui Barbosa. Contatos: 32024313 | galeriatheodorobraga@gmail.com
 Participe!

Confira a seguir a programação completa:

Dia 14/06, 19h: “A Galeria Theodoro Braga e a Arte Contemporânea Paraense”, com Armando Queiroz, Ms. Ilton Ribeiro, Prof. Dr. Orlando Maneschy.
Dia 20/06, 19h: “Theodoro Braga – Vida e Obra”, com o Prof. Dr. Aldrin Figueiredo e Prof. Dr. Edilson Coelho.
Dia 26/06, 19h: “Galeria Theodoro Braga - 35 anos: História e Memória”, com Emanuel Franco, Fafá Pinheiro, Sérgio Mello e Tadeu Lobato.
Dia 28/06, 19h: “Curadoria x Artista X instituição”, com Orlando Maneschy, Eliane Moura e João Cirilo.


Sobre os participantes:

Ilton Ribeiro possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1998). É pós-graduado (lato senso) em Semiótica e Cultura Visual pelo Instituto de Ciências de Arte UFPA (2007) e mestre em Artes pela UFPA (2011). Sua área de interesse está nas relações entre linguagem, história cultural e artes visuais. Atualmente é professor-pesquisador da Universidade Federal do Pará (UFPA), pelo Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR, e na Escola Superior Madre Celeste (ESMAC).

Armando Queiroz é artista visual e diretor do Museu da Imagem e do Som (MIS). Sua formação artística constituiu-se através de leituras, experimentações, participações em oficinas e seminários. Expõe desde 1993 e participou de diversas mostras coletivas e individuais no Brasil e no exterior. Sua produção artística abrange desde objetos diminutos até obras em grande escala e intervenções urbanas. Detêm-se conceitualmente em questões sociais, políticas, patrimoniais e em questões relacionadas à arte e a vida, apropriando-se de objetos populares de várias procedências e tendo Ca cidade como referência para suas obras. Foi contemplado com a bolsa de pesquisa em arte Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas 2009-2010, em 2010 participou do 29º Arte Pará como artista homenageado.



sexta-feira, 8 de junho de 2012

Galeria Theodoro Braga comemora 35 anos com exposição e ciclo de palestras

Por: Equipe da Galeria Theodoro Braga / Fcptn Centur
Edição de Texto: Hélio Granado /Jornalista Ascom Fcptn Centur

No mês de junho, a Galeria Theodoro Braga, da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, completa 35 anos de existência no cenário artístico paraense, mesmo mês em que são comemorados os 140 anos de nascimento de seu patrono, o pintor, historiador e professor Theodoro José da Silva Braga. Para celebrar as datas, a equipe da Galeria Theodoro Braga abrirá, na próxima quarta-feira, 13 de junho, às 19h, a exposição “Galeria Theodoro Braga – 35 anos”, na Galeria (subsolo do Centur). A mostra fica aberta até o dia 27 de julho e tem entrada franca. As comemorações ainda terão ciclo de debates com estudiosos sobre a vida e obra de Theodoro Braga.

A exposição “Galeria Theodoro Braga – 35 anos” é de caráter histórico e contém peças do acervo da Fundação Tancredo Neves e do Museu da Imagem e do Som (MIS), além de vídeos e painéis que tratarão de aspectos ligados à história e memória desta sala de exposição.

O principal objetivo da mostra é reunir e apresentar ao público materiais referentes à memória recente da cultura paraense no campo das artes visuais. A exposição será composta por painéis, obras presentes no acervo, materiais impressos (convites, cartazes, periódicos), vídeos-depoimentos e vídeo-arte de alguns artistas que passaram pela GTB entre as décadas de 1980 e 2000. 

Como programação paralela, no mês de junho, serão realizadas semanalmente, sempre às 19h, mesas-redondas com a participação de artistas, professores e pesquisadores que estudam a vida e obra de Theodoro Braga. A primeira palestra será “A Galeria Theodoro Braga e a Arte Contemporânea Paraense”, com Armando Queiroz, Ms. Ilton Ribeiro, Prof. Dr. Orlando Maneschy, no dia 14 de junho.

O evento ainda terá os debates “Theodoro Braga – Vida e Obra”, com professor Dr. Edilson Coelho, no dia 20 de junho, e “Galeria Theodoro Braga - 35 anos: História e Memória”, com Emanuel Franco, Fafá Pinheiro, Sérgio Mello e Tadeu Lobato, no dia 26 de junho.

Galeria Theodoro Braga - A Galeria Theodoro foi inaugurada em 15 de março de 1977, instalada originalmente na lateral do Theatro da Paz. Sua criação ocorreu durante o segundo ano de mandato do governador do Estado Aloysio Chaves com a finalidade de atender à demanda dos artistas e do público de artes visuais em Belém.

Após quase uma década de funcionamento no Theatro da Paz, a Galeria Theodoro Braga foi fechada e seu espaço físico utilizado para fins administrativos. Em 27 de junho de 1986 foi criada a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves e a Galeria reabriu no subsolo do edifício, construído na Gentil Bittencourt, local para onde boa parte do acervo de obras foi transferida à época.

Palco de várias gerações de artistas, a Galeria teve papel fundamental para o desenvolvimento e atualização da produção contemporânea em artes no Pará, atuando como um importante espaço expositivo que interliga Belém à produção contemporânea do Brasil e do mundo. Desde então, muitos artistas locais, nacionais e estrangeiros apresentaram obras na Theodoro Braga e ajudaram a constituir o rico acervo do local ao longo desses 35 anos. Parte deste acervo foi incorporada ao Sistema Integrado de Museus (SIM) no início da década de 2000.

Atualmente, a coleção abriga obras de artistas tais como Antar Rohit, Orlando Maneschy, Eisaburo Mori, Jean Yves Gallard, Armando Queiroz, Paolo Ricci e Walter Firmo, reunidos em um patrimônio de inúmeros objetos, instalações, aquarelas, fotografias, entre outras linguagens da arte contemporânea.

O artista Theodoro Braga - Theodoro José da Silva Braga nasceu em Belém, no dia 08 de junho de 1872 e faleceu em São Paulo, em 1953. Pintor, chargista, educador, historiador, geógrafo e advogado, Theodoro Braga foi aluno da Escola Nacional de Belas Artes (ENBA) na década de 1890, tendo conquistado, em 1899, o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro, oferecido pela instituição aos seus alunos regularmente inscritos.

Passou a maior parte de sua estadia europeia em Paris, onde foi aluno, na Academia Julian, de Jean-Paul Laurens, vinculação que se evidencia no grande interesse de Theodoro pela pintura de temas históricos e literários. É autor da famosa obra “A Fundação da Cidade de Nossa Senhora de Belém do Pará”, integrante do acervo do Museu de Arte de Belém (MABE).

Serviço: As comemorações dos 35 anos da Galeria Theodoro Braga iniciam na próxima quarta-feira, 13 de junho, com o vernissage da mostra “Galeria Theodoro Braga - 35 Anos”, às 19h. Contato: 3202- 4313

Programação paralela (Ciclo de mesas-redondas):

Dia 14/06, 19h: “A Galeria Theodoro Braga e a Arte Contemporânea Paraense”, com Armando Queiroz, Ms. Ilton Ribeiro, Prof. Dr. Orlando Maneschy.
Dia 20/06, 19h: “Theodoro Braga – Vida e Obra”, com o Prof. Dr. Aldrin Figueiredo e Prof. Dr. Edilson Coelho.

Dia 26/06, 19h: “Galeria Theodoro Braga - 35 anos: História e Memória”, com Emanuel Franco, Fafá Pinheiro, Sérgio Mello e Tadeu Lobato.