terça-feira, 20 de março de 2012

Exposição “Coletiva Coletivos” na Galeria Theodoro Braga




A Galeria Theodoro Braga abrirá nesta próxima quinta-feira, dia 22 de março, a partir das 19h, a terceira e última mostra do ciclo de exposições e debates “Coletiva Coletivos,” realizado em parceria entre o Espaço Cultural Casa das Onze janelas, o Atelier do Porto e a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, através da Galeria Theodoro Braga.

O projeto “Coletiva Coletivos”, apresentou nos meses de fevereiro e março duas grandes mostras realizadas no Espaço Cultural Casa das Onze janelas e no Atelier do Porto, locais onde ocorreram diversas ações, como palestras e a edição do “Projeto Volante” em Belém, projeto coletivo e itinerante de gravadores paulistanos que promove a produção de gravura em cidades brasileiras para serem distribuídas em espaços públicos. Todas essas ações tiveram como objetivo principal promover diálogos entre artistas, acervos e espaços institucionais a partir da produção de gravura de diversos coletivos que atuam em Belém, em São Paulo e em Québec, no Canadá.

Seriagrafia de Cynthia Dinan-Mitchell integrante da exposição Coletiva Coletivos


A exposição apresentada na Galeria Theodoro Braga, entre os dias 22 de março e 27 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 h, destaca a produção canadense e o intercâmbio de artistas de Quebec com instituições e artistas brasileiros, principalmente com Belém e São Paulo. Serão exibidos trabalhos acumulados ao longo dos inúmeros intercâmbios realizados desde 2006 entre essas cidades.

Participam da mostra gravadores canadenses como Alain Fleurent, Allison Moore, Amélie-Laurence Fortin, Amélie Nadeau, Dan Brault, Hélène Lord, Jeanne de Chantal Cote, Laurent Gagnon, ao lado de artistas brasileiros como Antonio Goper, Augusto Sampaio, César Obeid, Cynthia Dinan-Mitchell, Danielle Noronha, Elieni Tenório, Érika Kierulf, Ernesto Bonato, Giorgia Volpe, Hugo Bergeron, Márcio Pannunzio, Marcone Moreira, Mauricio Parra e Otavio Zani Teixeira. Além da exposição integram esta ultima edição do projeto a palestra “Ateliês, Galerias e Museus: caminhos da invenção”, no dia 25 de abril com participação de Marisa Mokarzel, curadora e diretora do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Véronique Isabelle, representante do Atelier do Porto e João Cirilo, gerente da Galeria Theodoro Braga que falarão sobre o processo de parceria e diálogos entre instituições nesse projeto.

O trabalho em parceria reflete a posição de artistas, curadores e gestores em compreender que instâncias de natureza pública e movimentos independentes podem atuar lado a lado. “A parceria reflete a posição madura de artistas, curadores e gestores em compreender que instâncias de natureza pública e movimentos independentes podem atuar lado a lado”, diz Armando Sobral, artista fundador do coletivo Atelier do Porto. Coletiva/Coletivos proporciona um quadro dinâmico do movimento da gravura contemporânea e surpreende pela beleza e diversidade, além de proporcionar um quadro vivo e dinâmico do movimento da gravura hoje.



Exposição Coletiva Coletivos

Terceira mostra


Abertura: Dia 22 de março, quinta-feira, às 19 h.

Em exibição: Até o dia 27 de abril de 2012. De segunda a sexta, das 9h às 19h.

Entrada franca.

Programação Paralela:


25/4 - Mesa Redonda: Ateliês, Galerias e Museus: caminhos da invenção – 19h (Galeria Theodoro Braga)

27/4 – 8ª edição do Projeto Atrito – 19h (Galeria Theodoro Braga)



Galeria Theodoro Braga

GALERIA THEODORO BRAGA

Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves

Av. Gentil Bittencourt, 650, Térreo, Belém - Pará

Informações: 3202 4313 / 8296 9188 | galeriatheodorobraga@gmail.com | http://galeriatheodorobraga.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário