sábado, 16 de junho de 2012

Ciclo de mesa-redonda Galeria Theodoro Braga 35 anos começa hoje




Inicia nesta quinta-feira, dia 14 de junho, às 19h, a programação paralela da exposição “Galeria Theodoro Braga – 35 Anos” com a mesa-redonda “A Galeria Theodoro Braga e a Arte Contemporânea Paraense”, que contará com a participação do Prof. Ms. Ilton Ribeiro e do artista visual Armando Queiroz, atual diretor do Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição parceira nas comemorações em torno do aniversário da Galeria Theodoro Braga e dos 140 anos do artista Theodoro Braga (1872-1953).
O objetivo da mesa é debater acerca do papel da Galeria Theodoro Braga para o cenário das artes visuais no Pará; analisar aspectos de sua história, suas contribuições para as artes locais e rememorar exposições de destaque, realizadas nesse período de 35 anos de criação da Galeria, desde sua inauguração no Theatro da paz em 1977 até o período de seu funcionamento no prédio da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, desde junho de 1986.
Serão oferecidos certificados às pessoas que participarem de todas as quatro mesas-redondas da programação. A exposição “Galeria Theodoro Braga 35 Anos”segue em cartaz até o dia 27 de julho, de segunda a sexta, das 9:30h às 19:30h, sábados e domingos (durante o mês de junho) das 17h  às 21h, com entrada franca, na Galeria Theodoro Braga que está localizada no subsolo da Fundação Cultural do Pará – Centur.  Avenida Gentil Bittencourt, 650, entre Quintino e Rui Barbosa. Contatos: 32024313 | galeriatheodorobraga@gmail.com
 Participe!

Confira a seguir a programação completa:

Dia 14/06, 19h: “A Galeria Theodoro Braga e a Arte Contemporânea Paraense”, com Armando Queiroz, Ms. Ilton Ribeiro, Prof. Dr. Orlando Maneschy.
Dia 20/06, 19h: “Theodoro Braga – Vida e Obra”, com o Prof. Dr. Aldrin Figueiredo e Prof. Dr. Edilson Coelho.
Dia 26/06, 19h: “Galeria Theodoro Braga - 35 anos: História e Memória”, com Emanuel Franco, Fafá Pinheiro, Sérgio Mello e Tadeu Lobato.
Dia 28/06, 19h: “Curadoria x Artista X instituição”, com Orlando Maneschy, Eliane Moura e João Cirilo.


Sobre os participantes:

Ilton Ribeiro possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1998). É pós-graduado (lato senso) em Semiótica e Cultura Visual pelo Instituto de Ciências de Arte UFPA (2007) e mestre em Artes pela UFPA (2011). Sua área de interesse está nas relações entre linguagem, história cultural e artes visuais. Atualmente é professor-pesquisador da Universidade Federal do Pará (UFPA), pelo Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR, e na Escola Superior Madre Celeste (ESMAC).

Armando Queiroz é artista visual e diretor do Museu da Imagem e do Som (MIS). Sua formação artística constituiu-se através de leituras, experimentações, participações em oficinas e seminários. Expõe desde 1993 e participou de diversas mostras coletivas e individuais no Brasil e no exterior. Sua produção artística abrange desde objetos diminutos até obras em grande escala e intervenções urbanas. Detêm-se conceitualmente em questões sociais, políticas, patrimoniais e em questões relacionadas à arte e a vida, apropriando-se de objetos populares de várias procedências e tendo Ca cidade como referência para suas obras. Foi contemplado com a bolsa de pesquisa em arte Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas 2009-2010, em 2010 participou do 29º Arte Pará como artista homenageado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário