quarta-feira, 27 de junho de 2012

Memória e futuro da Galeria Theodoro Braga são temas de mesa-redonda nos dias 26 e 28 de junho



Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 25/06/2012 às 18:42

O passado, presente e futuro da Galeria Theodoro Braga, um dos principais espaços para as artes plásticas paraenses, será o tema das duas últimas mesas redondas da programação de 35 anos da galeria. Os debates ocorrem terça (26) e quinta-feira (28), às 19h, como programação paralela à exposição “Galeria Theodoro Braga – 35 anos”, no próprio espaço, que fica no subsolo do Centur. A entrada é franca.

A primeira palestra, do dia 26 de junho, aborda o tema “Galeria Theodoro Braga - 35 anos: História e Memória” e enfoca em diversos assuntos relacionados à história do espaço, criado na década de 1970, no Theatro da Paz, onde funcionou até o ano de 1985. Com a inauguração do prédio do Centur, a galeria foi transferida para o complexo cultural. A primeira exposição que o espaço recebeu foi uma individual de Leônidas Monte, em junho de 1986.

 Os palestrantes serão o artista plástico, professor de artes da Universidade da Amazônia (Unama) e gerente da Galeria Graça Landeira, Emanuel Franco; a gerente da Gerência de Linguagem Corporal da Fundação Tancredo Neves, Fafá Pinheiro; o diretor do Museu Histórico do Estado do Pará, Sérgio Mello; e o artista plástico e curador do Museu de Arte de Belém (Mabe) Tadeu Lobato.

Segundo Emanuel Franco, o encontro será uma amostra do que os palestrantes viveram em suas respectivas épocas na galeria, já que todos têm históricos ligados ao espaço. A palestra também abordará ‘’a importância da galeria no panorama das artes plásticas do Estado’’, afirma.

A última mesa redonda da programação, chamada “Artista x curador x instituição’’, terá como participantes o professor de artes e fotógrafo Orlando Maneschy; a mestre em artes Eliane Moura; e o mestre em artes João Cirilo, que também é o gerente da Galeria Theodoro Braga. Segundo ele, a mesa do dia 28 terá um caráter mais atual, com enfoque na missão da galeria, o que ela é hoje e as expectativas para o futuro.

“O debate abordará a galeria como espaço para produção de artistas contemporâneos, como a instituição seleciona os projetos e como funciona o edital de pautas”, antecipa. Para a última palestra, a Fundação Tancredo Neves convida toda a classe artística para um diálogo aberto sobre as novas propostas e ações previstas para a Galeria Theodoro Braga.

Texto:
Hélio Granado - FCPTN
Fone: (91) 3202 - 4391  / (91) 8241-9421
Email:  heliogranado08@gmail.com

Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves
Avenida Gentil Bittencourt, 650. Belém-PA. CEP: 66035-340
Fone: (91) 3202-4350/4349
Site: www.fcptn.pa.gov.br Email: presidencia@fcptn.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário